O Dr. João Antonio Spott de Oliveira Boza começou a dar os primeiros passos na medicina em Campo Grande, no Centro-Oeste do nosso Brasil.
Formou-se em medicina pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em 2016.
A fim de desenvolver sólida expertise em sua área de formação, com o objetivo de levar carinho e cuidado para os seus pacientes, decidiu se especializar em Nutrologia Geral, atuando como médico especialista em nutrologia em São Paulo.
Ainda, com o desejo de aprofundar seu conhecimento científico e contribuir para o avanço na pesquisa médica, o Dr. João Spott é doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
O Dr. João Spott, médico especialista em nutrologia, estuda em seu doutorado a área de pesquisa Ciências do Sistema Musculoesquelético, e o seu objeto de pesquisa é o conhecimento do guia alimentar para a população brasileira e avaliação de práticas alimentares em médicos.
Ficou curioso em saber mais sobre como é o trabalho do Dr. João Spott? Confira na sequência!
Afinal, o que faz um especialista em nutrologia?
O médico especialista em nutrologia é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças que tenham relação direta com distúrbios relacionados à alimentação.
Neste contexto, ele é o profissional especializado em melhorar a vida das pessoas, por meio da oferta de uma alimentação balanceada e, principalmente, rica nos principais nutrientes que o paciente precisa.
Por meio desse trabalho, o especialista em nutrologia consegue levar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.
Como é feito o tratamento com um especialista em nutrologia?
O trabalho de um médico especialista em nutrologia consiste em um amplo leque de atividades que passa pelas seguintes etapas:
- Avaliação nutricional: o especialista em nutrologia vai medir o nível nutricional dos pacientes, observando indicadores relacionados a peso, altura e índice de massa corporal (IMC);
- Diagnóstico de distúrbios nutricionais: uma das etapas do processo é identificar problemas relacionados com a alimentação, como deficiência de nutrientes, excesso de peso, diabetes, entre outros;
- Prescrição de plano dietético e nutricional: com base em indicadores extraídos no diagnóstico, o especialista em nutrologia passa para o paciente um plano personalizado com os alimentos que devem ser ingeridos em cada momento do dia;
- Monitoramento clínico: o médico especialista em nutrologia vai monitorar a performance dos pacientes em relação ao tratamento, fazendo os devidos ajustes quando necessário;
- Reeducação alimentar: com o intuito de conscientizar o paciente sobre uma boa alimentação, o profissional dessa área vai fornecer informações nutricionais importantes para a vida da pessoa em tratamento;
- Tratamento de doenças relacionadas a nutrição: o especialista em nutrologia tem papel fundamental no tratamento de condições relacionadas a alimentação, como diabete, doenças cardiovasculares e distúrbios gastrointestinais;
- Prevenção de doenças: além da efetiva ação no tratamento, o médico especialista em nutrologia também vai se concentrar na prevenção de doenças relacionadas à alimentação, buscando conscientizar os pacientes sobre a importância da adesão a hábitos alimentares mais saudáveis e um estilo de vida mais equilibrado.
Qual a diferença de um médico especialista em nutrologia para um nutricionista?
O médico especialista em nutrologia e o nutricionista são profissionais que canalizam suas energias em promover o acesso a uma nutrição personalizada para cada paciente, visando elevar o nível de bem-estar das pessoas.
Entretanto, no que diz respeito à formação de cada um, existem particularidades das duas profissões. Confira as principais diferenças.
- Formação do médico: o médico especialista em nutrologia é um profissional com formação em medicina que, após concluir o curso, faz uma especialização em nutrologia. Isso permite a ele diagnosticar e tratar doenças ligadas a fatores nutricionais.
- Formação do nutricionista: o nutricionista conclui um curso específico da área, se tornando um profissional apto a passar orientações dos pontos de vista nutricional e elaborar planos alimentares saudáveis, visando o alcance de objetivos específicos, como perda de peso, ganho de massa muscular, etc.
O que um especialista em nutrologia pode prescrever?
Um especialista em nutrologia, em função da sua formação, pode prescrever uma série de ações que tenham relação com a nutrição e o tratamento de doenças.
Neste contexto, uma das intervenções é a elaboração de plano dietético e nutricional para cada paciente.
Nesse sentido, o Dr. João Spott apoia a prática da dieta mediterrânea, uma das grandes tendências que tem como base a culinária de países da região do Mediterrâneo, como Grécia, Itália, Espanha e França.
A dieta mediterrânea é conhecida, não só por seus benefícios, mas também por suas particularidades. Confira na sequência!
- Abundância de alimentos vegetais, como legumes, verduras, nozes, sementes e grãos integrais;
- Azeite de oliva que é rico em gordura saudável e ácidos graxos monoinsaturados;
- Carne vermelha é consumida com moderação, sendo substituída com frequência por peixes e frangos;
- Uso constante de ervas e especiarias, com o objetivo de diminuir o consumo de sal;
- A dieta mediterrânea prevê ainda a redução no consumo de alimentos industrializados e processados, priorizando o uso de iguarias mais saudáveis e de cada estação.
- Os laticínios e vinhos são consumidos com moderação, principalmente esse último porque, embora ele seja rico em antioxidantes, o alto consumo de álcool não é recomendado.
Como observado até aqui, uma alimentação saudável é uma medida fundamental para a prevenção de doenças.
Pensando nisso, o Instituto Medicina em Foco tem a honra em manter em seu corpo clínico o Dr. João Spott, especialista em nutrologia em São Paulo.
Gostaria de marcar uma consulta com o Dr. João Spott? Agende sua consulta!
0 comentários