Bioimpedância

Bioimpendância

Bioimpedância: o que é, valor do exame e vale a pena fazer?

O que é bioimpedância? Essa é uma dúvida bastante comum dos pacientes em consultórios de nutricionistas, médicos nutrólogos e até em alunos de academias.

Para esclarecer essa dúvida é importante entender que a bioimpedância é um exame que utiliza tecnologia para analisar de maneira detalhada a composição corporal e não somente o peso. Ela oferece informações bastante precisas sobre detalhes do corpo do paciente.

Portanto, com um único exame você será capaz de saber a sua quantidade de água, massa muscular, massa gorda, gordura visceral, densidade óssea e taxa de metabolismo basal.

Adicionalmente, a bioimpedância, consegue avaliar a porcentagem de gordura em diferentes partes do corpo, como membros superiores, abdômen e membros inferiores.

É importante ressaltar que a avaliação de bioimpedância não se limita apenas ao peso, sendo uma ferramenta incomparável quando prescrita e aplicada corretamente.

Por esses e outros motivos, a bioimpedância é um exame muito utilizado em academias e consultas relacionadas à nutrição, sendo feito por meio de uma balança de bioimpedância.

As mais conhecidas são as marcas Inbody, Tanita e Omron, que utilizam placas de metal para conduzir uma corrente elétrica leve através do corpo e, assim, medir a composição corporal do paciente.

Além disso, proporciona informações complexas e extremamente úteis para fortalecer os cuidados com a saúde, orientar diagnósticos, dietas, treinos e adoção de hábitos saudáveis.

O exame pode ser especialmente útil para quem busca iniciar atividades físicas, emagrecer e, principalmente, para acompanhar sua evolução. Isso porque fornece informações precisas sobre a composição corporal, massa corporal e percentual de gordura acumulada.

Como funciona a bioimpedância?

Como já visto, o exame de bioimpedância é super eficaz na avaliação da composição corporal, analisando com bastante precisão a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água no organismo.

Para isso, ela utiliza uma corrente elétrica imperceptível, que é enviada ao corpo do paciente através de placas metálicas contidas no aparelho.

  • E

    A eletricidade passa de forma diferente em cada tipo de tecido do corpo. Isto é, de forma rápida em tecidos com muita água, como os músculos e de forma mais lenta na gordura e ossos, por exemplo.

  • E

    A diferença entre a resistência dos tecidos do corpo define a velocidade com que a eletricidade passa por eles, possibilitando, assim, que o aparelho calcule valores bastante aproximados de porcentagem de cada tecido.

  • E

    O paciente, vestindo roupas leves, sobe descalço em uma balança de bioimpedância e segura a placa de metal da balança à frente de seu corpo. Em apenas alguns segundos o aparelho faz toda a medição corporal.

  • E

    Vale ressaltar que esse é um exame totalmente indolor, não invasivo, ou seja, o paciente não é capaz de sentir a corrente elétrica.

Preparo para o exame

Existem recomendações básicas que afetam o resultado do exame, sendo essenciais para garantir resultados seguros. Desconsiderar essas orientações pode prejudicar os resultados. O exame não é recomendado para gestantes ou pessoas com marca-passo.

Antes do exame:

Remover quaisquer objetos metálicos que o paciente carrega consigo antes e durante o exame.

Jejum:

Permanecer em jejum de água e alimentos nas quatro horas que antecedem o exame e esvaziar a bexiga antes do procedimento.

Evitar atividades físicas:

Evitar atividades físicas nas 24 horas anteriores ao exame.

Exame de bioimpedância: valor e vale a pena fazer?

O valor do exame de bioimpedância vai depender da qualidade e complexidade dos aparelhos utilizados, da experiência do profissional responsável, localização do consultório médico, entre outros fatores.

É interessante ressaltar que existem diversos tipos de aparelhos, alguns mais simples e baratos medem com menor precisão. Outros, de uso mais profissional, são capazes de medir com maior exatidão a porcentagem dos tecidos do corpo.

Além disso, tenha em mente que um profissional bem capacitado vai levar em conta seu histórico de saúde, suas queixas e outros exames médicos para indicar o melhor tratamento, dieta, treino, etc., de forma personalizada.

Portanto, é fácil concluir que a bioimpedância é um exame inigualável na medição dos seus tecidos por ser extremamente preciso, rápido, indolor e acessível.

Se você é de São Paulo e deseja realizar sua bioimpedância com profissionais confiáveis e nos melhores aparelhos do mercado, agende sua consulta médica ou exame no site do Instituto Medicina em Foco ou pelo telefone ou WhatsApp: (11) 3289-3195.

Novidades