O Dr. João Paulo Maffei Júnior, cirurgião vascular, construiu sólida carreira no estado de São Paulo, mais precisamente no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), instituição onde ele terminou o curso de medicina e fez residência em Cirurgia Geral.
Ainda na FMABC, o Dr. João Maffei fez residência em Angiologia e Cirurgia Vascular, área em que ele aprofundou ainda mais os seus estudos. Na sequência, fez especialização em Radiologia e Cirurgia Endovascular pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Sempre em busca de mais conhecimento para elevar o seu nível de atendimento, o Dr. João Maffei participou de congressos, não só no Brasil, mas também no exterior, como os congressos promovidos pela Sociedade Americana de Cirurgia Vascular (SVS) e do Congresso Brasileiro e Pan Americano de Cirurgia Vascular.
Toda essa expertise adquirida ao longo do tempo faz com que o Dr. João Maffei seja uma referência em cirurgias arteriais, venosas, acessos vasculares para quimioterapia e hemodiálise, além de cirurgia endovascular minimamente invasiva.
Se você quer saber mais sobre as especialidades do Dr. João Maffei e como elas impactam na vida dos pacientes, continue a leitura.
O que é cirurgia endovascular?
A cirurgia endovascular é um procedimento pouco invasivo e realizado para tratar doenças e condições dos vasos sanguíneos, como artérias e veias.
A técnica consiste em aplicar abordagens endovasculares, que são realizadas dentro dos vasos sanguíneos, sem a necessidade de grandes incisões cirúrgicas.
Qual o papel do cirurgião vascular durante a cirurgia?
Sem a necessidade de fazer uma incisão cirúrgica aberta, os cirurgiões endovasculares fazem pequenas incisões na pele, por onde passam cateteres, fios guia e instrumentos especiais. Isso reduz a possibilidade de traumas e faz com que o tempo de recuperação seja mais rápido.
Durante o procedimento, o médico vascular usa técnicas de imagem, conhecidas como fluoroscopia e ultrassonografia, com o intuito de visualizar o interior dos vasos sanguíneos em tempo real. Esse método permite realizar a cirurgia com maior nível de precisão.
A cirurgia vascular trata quais doenças?
As cirurgias vasculares são aplicadas para tratar um amplo leque de doenças que afetam o sistema vascular do corpo. Neste contexto, algumas das principais enfermidades tratadas são:
- Doença arterial coronariana (DAC): cirurgias cardíacas, como angioplastia com stend, são realizadas com o propósito de solucionar problemas, como obstrução de artérias coronárias;
- Aneurismas: o cirurgião vascular entra em cena aqui para resolver problemas de dilatações das artérias que podem se romper e causar hemorragias perigosas;
- Doença arterial periférica (DAP): a DAP consiste no estreitamento das artérias que, geralmente, ocorre nas pernas. Nesse caso, é aplicada a angioplastia e a colocação de stends para restabelecer o fluxo sanguíneo adequado;
- Trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar: a cirurgia vascular é constantemente aplicada com o intuito de tratar coágulos sanguíneos que se formam nas veias profundas das pernas;
- Doença carotídea: o cirurgião vascular aplica o método para tratar estenoses nas artérias carótidas, que fornecem sangue ao cérebro. O procedimento é essencial para prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Quais as vantagens de uma cirurgia vascular?
Por meio desse procedimento, o cirurgião vascular consegue proporcionar ao paciente inúmeras vantagens, contribuindo para o bem-estar deles. Confira na sequência alguns benefícios!
- Tratamento de doenças vasculares: entre as principais condições que podem ser solucionadas estão aneurismas, estenose arterial, doença arterial periférica e trombose venosa profunda;
- Prevenção contra complicações: a cirurgia vascular é uma importante aliada em agir preventivamente em relação a possíveis condições, como bloqueio de fluxo sanguíneo e acidente vascular cerebral;
- Melhoria dos sintomas: redução de dor nas pernas, melhoria do fluxo sanguíneo e alívio significativo de sintomas após cirurgias vasculares;
- Aumento da qualidade de vida: a cirurgia vascular tem impacto direto no bem-estar dos pacientes, porque ajuda na retomada das atividades diárias com mais rapidez, evitando possíveis complicações.
Quais outros métodos o angiologista e cirurgião vascular podem aplicar?
Além da cirurgia, outro procedimento que pode ser aplicado é a escleroterapia com espuma, que é um procedimento médico usado para tratar vasinhos e varizes.
O método é não cirúrgico e envolve uma injeção esclerosante na veia afetada, resultando em uma inflamação na parede da veia.
A técnica deve ser aplicada por um angiologista, que é um profissional habilitado para usar esse método de tratamento que age em casos de dor, inflamação, sangramento e coágulos sanguíneos.
No Brasil, a escleroterapia com espuma é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com a Resolução CFM nº 2.116/2015, o procedimento deve ser aplicado por um angiologista e cirurgião vascular.
O médico vascular tem várias possibilidades de tratar a pessoa, seja pelo método cirúrgico ou por outros procedimentos. O fato é que não faltam possibilidades de levar conforto e bem-estar aos pacientes.
Pensando em humanizar o nosso atendimento, nosso corpo clínico domina as principais técnicas dessa área para que nossos pacientes possam desfrutar de uma abordagem personalizada e que atenda às necessidades.
Se você está à procura de um angiologista e cirurgião vascular, o nome certo é o do Dr. João Paulo Maffei Jr. Agende uma consulta!
0 comentários