Faça uma consulta com Neurologista, Dr. Cristiano Augusto, e viva bem com a enxaqueca
Quem pensa que a enxaqueca se trata de uma simples dor de cabeça, se engana. A doença neurológica atinge 15% da população brasileira, sendo a maioria mulheres, e requer tratamento para minimizar os seus sintomas.
Infelizmente, é uma doença que não tem cura. Mas, é possível realizar um tratamento de enxaqueca de forma que atenda as necessidades do paciente.
Ao realizar uma consulta com Neurologista, você confirma seu diagnóstico e inicia um tratamento que atenda a sua necessidade.
Enxaqueca e dor de cabeça: entenda a diferença
Mais de um bilhão de pessoas convivem com dor de cabeça, sendo este apenas o nome genérico de cefaleia, que tem na enxaqueca um dos seus principais representantes.
As dores de cabeças/cefaleia podem ser muito limitantes e atrapalharem o convívio social, profissional e acadêmico, tornando a qualidade de vida de seus portadores muito ruim.
Um erro muito comum é considerar a dor de cabeça como algo normal.
Existem mais de 100 tipos de cefaleia/dor de cabeça.
Dos vários tipos de dor de cabeça, a enxaqueca é de longe uma das principais causas de buscas de atendimento hospitalar. Isso devido ao grande transtorno que ela traz aos seus portadores.
No Instituto Medicina em Foco você conta com o diagnóstico e tratamento de enxaqueca, levando em consideração seu estilo de vida, com o Neurologista e Neurofisiologista desde a primeira consulta.
Saiba mais sobre o acompanhamento clicando aqui.
Tipos de cefaleia:
Cefaleia tipo tensional
É um tipo de cefaleia bastante insidiosa, no entanto, por se tratar de uma dor de leve a moderada intensidade, muitas vezes seus sofredores acabam nem procurando ajuda profissional.
Enxaqueca
Já a enxaqueca, por ser uma dor mais intensa e limitante, seus portadores procuram mais os centros de atendimento.
A enxaqueca se apresenta como uma dor, geralmente de um lado só da cabeça, parece pulsar, de moderada a forte intensidade, que piora se o paciente fizer esforços e tem duração maior que 4 horas. Muitas vezes ela pode vir acompanhada por uma por alterações na visão, como embaçamento, linhas e manchas. Ou ainda o paciente apresentar náuseas e vômitos.
Sintomas da enxaqueca
A enxaqueca é um distúrbio no processamento e percepção da dor pelo cérebro e sistema nervoso.
Muitos pacientes com alguma predisposição genética para enxaqueca, apresentam esta alteração, levando ao surgimento de dores.
Mulheres jovens são mais acometidas, devido às grandes alterações hormonais, especialmente devido ao hormônio estrogênio.
Muitos pacientes apresentam uma fase de pródromo, onde 24 horas antes da crise já começa a apresentar alguns sintomas como cansaço, bocejos, alteração de humor, concentração entre outros.
Esta fase é seguida pela fase de aura, onde alterações visuais, de sensibilidade, de linguagem e às vezes até diminuição de força pode ocorrer, geralmente esta fase dura de 5 a 60 minutos, e devido a semelhança com AVC deixa muitas vezes seus portadores preocupados.
A seguir, temos a fase de dor, onde os pacientes apresentam os sintomas que caracterizam a enxaqueca, uma dor que dura de 4 a 72 horas, unilateral, pulsátil, de moderada a forte intensidade e que pode piorar ao se fazer algum esforço.
Por fim, a última fase, conhecida como fase de recuperação, os sintomas são de cansaço, fadiga e pode durar até 2 dias.
Quando estas crises ocorrem poucas vezes geralmente o paciente não procura ajuda, no entanto, estas dores podem se tornar mais frequentes, com mais de 15 crises no mês o que pode tornar a vida de seus portadores extremamente difícil, por isso a necessidade de acompanhamento com um especialista em neurologia.
Tratamento de enxaqueca em São Paulo
Embora não exista cura para a enxaqueca, é possível viver com qualidade de vida tendo a doença. Ao procurar um tratamento, o paciente poderá incluir medicamentos que previnam ou amenizem os sintomas da doença.
No Instituto Medicina em Foco, acreditamos em um tratamento humanizado aliado aos cuidados eficazes no tratamento da enxaqueca. Conte com a Medicina em Foco para iniciar o seu tratamento.
Para começar hoje mesmo, clique aqui.
Causas da enxaqueca
Apesar de ser causada por fatores genéticos, esse tipo de condição pode ocorrer também por fatores ligados ao estilo de vida, como o excesso de estresse, quadros de ansiedade, depressão e tensão. Dormir mal também pode intensificar os sintomas, por conta do papel que o sono possui na reparação do bem-estar do corpo.
A falta de uma boa alimentação e atividade física também acentuam os sintomas da doença.
Como evitar enxaqueca?
Ter qualidade de vida é fundamental para minimizar os impactos da enxaqueca. Além do tratamento médico, bons hábitos previnem a doença. A seguir, veja algumas dicas:
- Mantenha uma alimentação equilibrada;
- Beba água e mantenha-se hidratado;
- Pratique exercícios físicos regulares (aeróbicos são os melhores!);
- Evite o estresse sempre que possível;
- Priorize o seu sono – ele é a chave para um novo dia sem dor!
Tratamento para enxaqueca no Instituto Medicina em Foco
Se você busca atendimento para enxaqueca, o Instituto Medicina em Foco pode ajudar. Nossa equipe está preparada para oferecer um acompanhamento cuidadoso e individualizado, com foco no bem-estar do paciente.
O Neurologista é o médico especializado no funcionamento do sistema nervoso. Ele avalia como o cérebro e as estruturas nervosas operam, auxiliando no diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos, como a enxaqueca.
Se você procura um médico para enxaqueca, agende agora mesmo uma consulta no Instituto Medicina em Foco.
Dr. Cristiano Augusto: especialista em Neurologia e Neurofisiologia
O Dr. Cristiano Augusto, médico do Instituto Medicina em Foco, possui formação em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, com especialização em Neurologia pelo Hospital Santa Marcelina e Neurofisiologia pelo Hospital das Clínicas da USP (HC-FMUSP).
Ele tem ampla experiência no tratamento de condições neurológicas e distúrbios do sono, utilizando uma abordagem que valoriza tanto a saúde física quanto o equilíbrio emocional dos pacientes, especialmente no caso de doenças como a enxaqueca, onde fatores emocionais podem ter um papel significativo.
No Instituto Medicina em Foco, acreditamos que um atendimento eficaz combina conhecimento técnico atualizado com atenção ao bem-estar emocional do paciente.
Agende sua consulta com Neurologista Dr. Cristiano Augusto e conte com uma equipe dedicada ao cuidado completo da sua saúde.
Para mais informações, siga o Instituto Medicina em Foco nas redes sociais:
- YouTube: Canal Medicina em Foco
- LinkedIn: Instituto Medicina em Foco
- Instagram: @emfoco.med.br
- TikTok: @emfoco.med.br
- Doctoralia: Instituto Medicina em Foco
FAQ – Dúvidas frequentes sobre estratégias eficazes para prevenir e controlar a enxaqueca
1. Quais são os principais sintomas de enxaqueca e como diferenciá-los de outras dores de cabeça?
A enxaqueca possui características como dor em em um lado da cabeça ( mas isso não é mandatório, uma vez que a dor pode mudar de local e até mesmo acometer toda a cabeça), o paciente ainda pode queixar de sensibilidade aumentada à luz, barulho e muitas vezes apresentar náuseas e vômitos. Existe uma variabilidade muito grande entre as outras dores de cabeça, por isso a necessidade de investigação e definição do tipo de cefaleia/dor de cabeça pelo especialista que é o médico capacitado para diagnosticar e direcionar o tratamento de acordo com a causa da dor de cabeça.
2. Quando procurar uma consulta com Neurologista para tratar dor de cabeça intensa?
É recomendável consultar com um Neurologista para diagnosticar e tratar uma dor de cabeça sempre que os sintomas são recorrentes, graves, não melhoram com tratamentos comuns e estejam atrapalhando a qualidade de vida de seus portadores.
3. Quais são os tipos de enxaqueca e como cada um pode ser tratado?
Há vários tipos, como enxaqueca sem aura, enxaqueca com aura, enxaqueca menstrual, entre outras. Uma associação de portadores de enxaqueca com aura e Acidente Vascular Cerebral (AVC), já foi muitas vezes descrita, por isso também a necessidade de tratamento. O tratamento passa por medidas de mudanças no estilo de vida, bem como por tratamento medicamentoso a depender das características de cada paciente. Hoje temos uma grande variedade de classe de medicamentos, inclusive a aplicação de toxina botulínica para o tratamento de enxaqueca crônica.
4. Como funciona o tratamento de enxaqueca com um Neurologista?
O tratamento da enxaqueca com um Neurologista envolve uma abordagem mais voltada para a identificação e modulação dos processos que contribuem para as crises de dor. Por isso, é necessária uma abordagem multidisciplinar focada no controle das crises.
5. Quais são as causas da enxaqueca e como evitá-la no dia a dia?
As causas da enxaqueca são complexas e multifatoriais, sendo o componente genético o de maior importância. Embora seja difícil eliminar enxaquecas, existem estratégias para minimizá-la, como manter uma vida saudável, reduzir o estresse e dormir bem.
6. O que é enxaqueca crônica e qual médico para enxaqueca procurar?
A enxaqueca crônica é uma condição caracterizada pela ocorrência de dores de cabeça intensas e frequentes, que acontecem por pelo menos 15 dias por mais de 3 meses. Esta é uma condição de mais difícil tratamento, uma vez que estes pacientes já estão bastante cansados de procurar ajuda, muitas vezes estão polimedicados e por vezes até fazendo abuso de analgésico. O médico a se procurar é o Neurologista. Entre em contato com a MEF.
7. Como aliviar enxaqueca de forma eficaz e rápida em crises agudas?
Embora o tratamento de enxaqueca seja individual e dependa das características de cada paciente. A chave é encontrar a combinação de abordagens que funcione melhor para o seu caso específico e fazer ajustes conforme necessário. Mas sempre a associação de medidas não medicamentosas é a melhor opção.
8. Qual é o melhor tratamento para enxaqueca menstrual com acompanhamento médico?
Para tratar a enxaqueca menstrual, o ideal é ter acompanhamento de um Neurologista ou Ginecologista. O acompanhamento contínuo é fundamental para ajustar a abordagem e melhorar a qualidade de vida. Existem protocolos que ajudam a diminuir esta condição. Entre em contato conosco na MEF e venha conhecer o protocolo da equipe de neurologia.
9. Como um Neurologista em São Paulo pode ajudar a controlar cefaleia recorrente?
Um Neurologista em São Paulo ajuda no controle da cefaleia de várias formas, proporcionando diagnóstico preciso, tratamento personalizado e orientações preventivas. O acompanhamento é essencial para garantir que o tratamento seja voltado às necessidades do paciente.
10. Quais hábitos podem ajudar a evitar crises de enxaqueca e melhorar a qualidade de vida?
Evitar suas crises e melhorar a qualidade de vida envolve não apenas o uso de medicamentos prescritos, mas também a adoção de hábitos saudáveis e práticas preventivas, que serão recomendadas pelo profissional após uma consulta personalizada.
0 comentários