Manometria anorretal

Manometria anorretal

Manometria anorretal: o que é, como é feito, quanto custa?

A manometria anorretal é um exame que ajuda a identificar problemas diversos no intestino e ânus, normalmente relacionados à incontinência ou constipação.

Por isso, é usualmente realizado em pessoas que têm problemas para evacuar, controlar as fezes ou que sentem dor nessa área. Continue lendo para tirar demais dúvidas sobre o exame.

O que é Manometria anorretal?

O exame de manometria anorretal serve para medir a força dos músculos do ânus, responsáveis por expulsar e/ou por segurar as fezes.

Portanto, este é um exame fundamental para pessoas que têm dificuldade para controlar as fezes, apresentando tanto incontinência (liberando as fezes sem querer) ou constipação (não conseguindo defecar).

Além disso, outras indicações são: dor no ânus, fissura anal, fístula anal/perianal (feridas que podem se formar na última parte do intestino grosso até ao redor do ânus), constipação, suspeitas de megacólon idiopático ou chagásico (caracterizado pela dilatação e alongamento da porção final do intestino grosso.)

O exame dura, em média, 20 minutos, é indolor e não utiliza sedação.

Preparo para o procedimento

Ao contrário de outros procedimentos médicos, como a colonoscopia, o exame de manometria anorretal não requer um grande preparo.

Alimentação:

Manter alimentação habitual.

Medicamentos:

Uso de medicação regular até 2 horas antes do exame.

Preparo:

Pode ser solicitado o uso de algum supositório ou lavagem intestinal caseira na data do exame.

Manometria anorretal: como é feito?

O procedimento do exame leva cerca de 20 minutos. Para realizá-lo, o paciente é instruído a vestir um avental médico e deitar-se de lado.

Posteriormente, o médico responsável deve inserir uma pequena sonda flexível com um balão na extremidade no reto do paciente (a sonda contém apenas alguns milímetros de diâmetro, se assemelhando a de um termômetro). Por fim, o aparelho inserido é conectado a outro que mede as pressões exercidas pelos músculos da região anal.

Além disso, durante o procedimento, o pequeno balão acoplado ao cateter pode ser inflado no reto para avaliação dos reflexos. O paciente também pode, em vários momentos, ser solicitado a executar movimentos comuns relacionados ao exame, como: esforço para evacuar, para prender, ou mesmo relaxar a região.

Por fim, as pressões do músculo esfíncter anal são medidas durante cada uma dessas manobras.

Manometria anorretal dói?

O exame de manometria retal é, normalmente, um procedimento indolor e de baixo risco, podendo gerar um leve desconforto nos pacientes. Além disso, é uma técnica segura e confiável para avaliar a função anorretal.
O exame deve ser sempre conduzido de forma a minimizar qualquer desconforto do paciente.

Além disso, vale lembrar que este é um componente crucial no diagnóstico e tratamento de condições como constipação e incontinência fecal. E, ainda, que a realização deste exame é fundamental para a conclusão efetiva do tratamento desses casos.

Manometria anorretal preço

Como em todo exame, o valor da manometria anorretal pode variar. Os valores vão ser diferentes a depender da localização da clínica, qualidade dos médicos e aparelhos, diferenciais da clínica e do atendimento, concorrência e outros fatores de mercado.

No entanto, se você deseja saber agora mesmo o valor do exame em São Paulo ou realizar o agendamento e marcação de consultas, utilize o site do Instituto Medicina em Foco ou o telefone: (11) 3289-3195 para entrar em contato conosco.

Novidades

Cirurgia Plástica Bradesco Saúde: Dr. Leandro Gregório

Cirurgia Plástica Bradesco Saúde: Dr. Leandro Gregório

Cirurgião Plástico pelo Bradesco Saúde: Tratamentos para Sua Autoestima Se você está buscando realizar cirurgia plástica Bradesco Saúde, o atendimento especializado faz toda a diferença. O Dr. Leandro Gregório, cirurgião plástico com formação pela Universidade Federal...