Mapa de pressão

Mapa de pressão

Mapa de pressão: o que é e para que serve?

Conhecido como mapa de pressão, a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame destinado a medir a pressão arterial, com o objetivo de diagnosticar e acompanhar o paciente hipertenso.

Com o objetivo de identificar anomalias na pressão arterial como picos, quedas e oscilações que possam indicar doenças, geralmente ele é ajustado para aferir a cada 15 minutos durante o período de vigília e a cada 20 minutos durante o sono.

Como funciona o mapa de pressão arterial?

O exame mapa de pressão arterial é bastante simples e utiliza apenas uma pequena braçadeira conectada a um dispositivo eletrônico que realiza medições durante o dia.

A braçadeira é fixada no braço do paciente por meio de velcro e inflada pelo dispositivo em cada leitura.

É comum escolher o braço não dominante para posicionar a braçadeira para que ela não atrapalhe o paciente durante sua rotina diária. Além disso, o dispositivo eletrônico é portátil, e pode ser transportado no bolso ou preso à cintura com uma fivela no cinto.

É muito comum que pacientes confundam este exame com outro, chamado holter. Porém, o holter monitora o coração enquanto o MAPA monitora a pressão arterial. Ambos, no entanto, efetuam o monitoramento ao longo de um período de 24 horas.

Indicações do exame

Este exame é frequentemente solicitado por médicos cardiologistas quando existem sintomas sugestivos de hipertensão.

Além disso, pacientes com histórico familiar da doença, crianças, idosos, diabéticos, fumantes e indivíduos com elevados níveis de colesterol, podem ser indicados para a realização do exame.

Ao final do exame, um mapa de pressão arterial para imprimir pode ser obtido no seu consultório médico. Peça ao seu médico durante a consulta.

Contraindicações do exame

  • E

    Distúrbios de movimento, como o mal de Parkinson

    Em indivíduos que apresentam distúrbios de movimento, como o Mal de Parkinson, a MAPA pode ser contraindicada. Isso ocorre porque o aparelho pode enfrentar dificuldades em realizar medições precisas quando o braço está em movimento ou tremendo. Se a braçadeira não puder ser adequadamente ajustada ao braço do paciente, o exame não poderá ser realizado.

  • E

    Arritmias cardíacas, especificamente fibrilação atrial

    Pessoas com arritmias cardíacas, especialmente aquelas com fibrilação atrial, podem ser desaconselhadas a realizar o MAPA. A presença de fibrilação atrial pode interferir no registro preciso da pressão arterial.
    Embora o exame em si não provoque reações adversas significativas, é importante estar ciente de que pode gerar algum desconforto relacionado à movimentação e ao sono durante o período de monitorização.

Agora que você já sabe tudo o que precisa e está buscando um lugar para fazer seu exame de mapa de pressão, entre em contato agora mesmo através do site do Instituto Medicina em Foco.

Se preferir, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (11) 3289-3195.

Novidades