Especialista em Neurocirurgia pela Omint: saiba tudo
Se você mora em São Paulo e procura por um Neurocirurgião pelo convênio Omint, o Instituto Medicina em Foco é o lugar certo para o tratamento. Aqui contamos com o nosso especialista, o Dr. Ícaro Barros, que é um especialista altamente qualificado para consultá-lo e resolver o seu problema. Caso deseje fazer uma consulta com ele, clique aqui.
A área da neurocirurgia se concentra no diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas ao sistema nervoso central e periférico. Isso inclui o cérebro, a medula espinhal e os nervos.
Neste texto falaremos sobre tudo que se cerca sobre este profissional e como ele pode te ajudar em problemas comuns como hérnia de disco e outras condições a mais que podem ser prejudiciais à sua saúde. Venha com a gente!
Entre em contato pelo WhatsApp para verificar se a categoria do seu plano é aceita. Caso não seja, você pode prosseguir com o atendimento particular e solicitar reembolso.
O que faz um Neurocirurgião pelo convênio Omint e quando o procurar?
Um especialista em neurocirurgia pela Omintt é um profissional com especialidade cirúrgica que trata patologias neurológicas. Ele trata as doenças relacionadas ao sistema nervoso central (composto pela medula espinhal e encéfalo) e periférico (nervos e receptores).
Desse modo, esse especialista pode tratar inúmeras doenças que acometem esse sistema, como:
- traumatismos cranianos;
- acidente vascular cerebral;
- aneurismas;
- edema cerebral;
- deformações congênitas do crânio;
Além dessas doenças, o neurocirurgião trata doenças relacionadas à coluna como escoliose neuromuscular e hérnia de disco. Ao longo do artigo falaremos um pouco sobre essas duas condições que afetam os nervos e comprometem a movimentação e o bem-estar.
É bom lembrar que no Instituto Medicina em Foco, o Dr. Ícaro Barros é neurocirurgião especialista em cirurgia na coluna, o que o qualifica ainda mais para o tratamento de hérnia de disco. Consulte o seu plano para verificar a cobertura antes de marcar uma consulta. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Tipos de Neurocirurgia pelo convênio Omint
O especialista em neurocirurgia pela Omint desempenha uma série de procedimentos cirúrgicos. Dentre os quais, existem a:
- cirurgia de hérnia de disco (discectomia): retirada de um disco herniado que está comprimindo os nervos;
- descompressão da medula espinhal: alívio da pressão sobre a medula espinhal causada por tumores, hérnias de disco ou estenose espinhal.
- craniotomia: procedimento para a abertura do crânio para aliviar a pressão após um traumatismo;
- clipagem de aneurisma: uso de clipe metálico para fechar a comunicação de sangue entre a artéria e o aneurisma, prevenindo rupturas.
Existem muitos outros tipos de neurocirurgia que podem ser feitas na MEF, mas cada uma será feita a depender do diagnóstico dado pelo especialista através de exames de imagem e físicos para determinar melhor qual será a abordagem do tratamento, se será com uma cirurgia menos ou mais invasiva.
Importante: Para garantir a sua consulta com nossos especialistas é fundamental consultar sobre a cobertura da categoria do seu plano. O Instituto Medicina em Foco oferece todo o suporte necessário para que você tenha acesso ao melhor tratamento possível.
Hérnia de Disco pelo plano de saúde Omint
A hérnia de disco é uma complicação em que ocorre o abaulamento dos discos vertebrais. No caso, o disco se entorta e isso causa o desconforto na coluna lombar, onde ocorre geralmente essa condição. Ela pode é causada pela má postura corporal do paciente, bem como a falta de cuidado para carregar objetos muito pesados.
Existem pessoas que são assintomáticas a esse problema, mas outras podem sofrer de muitos sintomas da hérnia de disco, como, dores nas costas, queimação frequente na lombar ou na cervical, irradiando nos membros superiores (hérnia cervical) ou nos membros inferiores (hérnia lombar). Além disso, há a sensação de:
- dor nos braços e pernas;
- sensação de formigamento e/ou cãibra;
- fraqueza constante;
- em casos graves há a alteração dos esfíncteres vesical (urina) e anal (fezes).
É necessário operar hérnia de disco?
Para avaliar a necessidade da operação da hérnia de disco, o especialista em neurocirurgia pela Omint irá realizar a consulta e solicitar alguns exames para a comprovação do diagnóstico através de raio-x, tomografia, ressonância magnética, eletromiografia, teste de velocidade de condução e entre outros.
O tratamento pode ser baseado de forma conservadora, com repouso, fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e exercícios para fortalecer a coluna. Mas, para os casos mais graves, a operação é mais indicada, como a discectomia (remoção do disco herniado) e até mesmo a fusão espinhal.
E para escoliose: como tratar?
O Neurocirurgião pelo convênio Omint Saúde também pode tratar outro problema comum na coluna: a escoliose que ocorre pela curvatura anormal da coluna vertebral, caracterizada pela curva estar em “S” ou em “C”. É comum que pessoas que têm essa condição sofram muito desconforto, não tenham uma boa postura e uma má respiração e coordenação motora.
Para resolver isso, o neurocirurgião tem três opções de acordo com o diagnóstico:
- para curvas leves (de 10-25 graus): fisioterapia e observação maior da evolução da coluna ao longo do tempo;
- para curvas médias (acima de 25 graus): uso de órteses e coletes para que a coluna fique numa posição fixa.
- para curvas maiores: indicação de cirurgia da coluna para correção da curvatura.
Inovações tecnológicas em Neurocirurgia: abordagens minimamente invasivas
A neurocirurgia moderna vem passando por avanços significativos nos últimos anos, com o uso de técnicas minimamente invasivas que proporcionam uma recuperação mais rápida e menos complicações para os pacientes. Procedimentos como a neurocirurgia endoscópica e a cirurgia robótica estão transformando o campo, oferecendo maior precisão e reduzindo o trauma cirúrgico.
Essas novas abordagens são indicadas principalmente para o tratamento de hérnias de disco, tumores cerebrais e problemas de coluna, permitindo que o paciente retorne às suas atividades normais em um tempo muito mais curto. O plano de saúde Omint oferece acesso a uma rede de especialistas altamente capacitados e, embora a cobertura para algumas dessas técnicas avançadas, como a cirurgia robótica, possa não ser integral, dependendo das diretrizes da ANS, ainda há muitas opções de tratamento inovador disponíveis.
Vantagens das Técnicas Minimamente Invasivas:
- Menor tempo de internação: em muitos casos, o paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia.
- Menor risco de infecções: as pequenas incisões reduzem a exposição do corpo a infecções.
- Recuperação acelerada: com menos trauma ao corpo, o paciente sente menos dor e retorna mais rápido às suas atividades normais.
- Cicatrizes menores: as técnicas modernas, como a endoscopia, minimizam as cicatrizes, favorecendo a estética e o bem-estar.
O uso dessas tecnologias está em ascensão, e a neurocirurgia minimamente invasiva já é amplamente utilizada para tratar diversas condições. Se você busca um tratamento moderno e eficaz, verifique com seu neurocirurgião especialista em coluna pelo convênio Omint quais são as melhores opções para o seu caso.
Neurocirurgião pelo convênio Omint Saúde é no Instituto Medicina em Foco
Se você está procurando por Neurocirurgião em São Paulo, aqui na MEF, você terá uma equipe totalmente capacitada para observar o seu caso com todo o carinho do mundo. Nós temos o Dr. Ícaro Barros, que é um especialista em neurocirurgia e em cirurgia na coluna.
Entre em contato pelo WhatsApp para verificar se a categoria do seu plano é aceita. Caso não seja, você pode prosseguir com o atendimento particular e solicitar reembolso.
Dúvidas frequentes sobre Neurocirurgião pelo convênio Omint
1. Quais são os sintomas que indicam a necessidade de uma cirurgia neurológica?
Os sintomas podem variar dependendo da condição, mas comumente incluem dores de cabeça persistentes e intensas, perda de função motora, alterações na visão ou fala, convulsões, ou alterações cognitivas. É importante consultar um especialista para uma avaliação adequada.
2. Quais são os riscos associados a uma cirurgia neurológica?
Como em qualquer cirurgia, existem riscos envolvidos, como infecção, sangramento, reações adversas à anestesia e danos a estruturas neurológicas. Os riscos específicos dependem do tipo de cirurgia e da condição do paciente. O neurocirurgião discutirá esses riscos em detalhes antes do procedimento.
3. O que é a Neurocirurgia?
A neurocirurgia é um ramo especializado da medicina que trata cirurgicamente doenças e lesões do sistema nervoso, incluindo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos.
4. Quando a neurocirurgia é indicada?
A neurocirurgia é recomendada quando tratamentos não cirúrgicos falham ou não são adequados para condições neurológicas. As principais indicações incluem tumores cerebrais, aneurismas, malformações vasculares, hidrocefalia, doenças espinhais como hérnia de disco ou estenose espinhal, epilepsia resistente a medicamentos, lesões traumáticas graves e condições de nervos periféricos como síndrome do túnel do carpo.
5. Como encontrar um Neurocirurgião pelo convênio Omint?
Pelo Instituto Medicina em Foco você consegue agendar com o nosso especialista em neurocirurgia pela Omint, o Dr. Ícaro Barros.
0 comentários