Retossigmoidoscopia
Retossigmoidoscopia
Retossigmoidoscopia: entenda detalhes sobre o exame
Não é raro que profissionais de saúde recorram ao exame de retossigmoidoscopia, também chamado de retossigmoidoscopia flexível, quando o aparelho flexível é utilizado no lugar do rígido, para diagnosticar condições que afetam o reto e parte final do intestino grosso.
Nosso intestino é conhecido como segundo cérebro. Afinal, a saúde intestinal é um aspecto fundamental do nosso bem-estar geral.
O que é retossigmoidoscopia?
É um exame altamente especializado e que demanda aparelhos específicos, que quanto mais tecnológico, mais preciso é o exame, capturando imagens e biópsias quando necessário para maior assertividade no diagnóstico.
No entanto, apesar de ser um pouco invasivo, é muito útil para diagnosticar doenças relacionadas ao segmento distal do intestino grosso (reto e cólon sigmóide).
Para que serve?
-
O que é?
A retossigmoidoscopia flexível com biópsia e/ou citologia é utilizada para confirmar ou descartar possíveis diagnósticos de doenças no reto ou na parte inferior do intestino grosso.
-
Recomendação
Normalmente, esse procedimento é recomendado para pacientes que apresentam sintomas como presença de sangue nas fezes ou diarreia persistente, dor abdominal crônica, proporcionando, assim, o diagnóstico de condições como câncer de reto, pólipos, doenças inflamatórias, divertículos etc.
Preparo para exame retossigmoidoscopia flexível
Antes de realizar a retossigmoidoscopia são necessárias algumas observações:
Pacientes com mais de 65 anos ou que sejam portadores de diabetes, hipertensão, doença renal ou problemas no coração, devem apresentar resultados recentes dos seguintes exames:
Resultados de exames:
- Eletrocardiograma.
- Dosagens de potássio e creatinina.
- Coagulograma quando indicado biópsias.
Medicamentos de uso diário:
Pacientes que fazem uso de remédios para emagrecimento, diabetes, anticoagulantes precisam consultar o médico sobre a suspensão dos medicamentos para a realização do exame de retossigmoidoscopia.
Um dia antes do exame:
Não ingerir comidas gordurosas, carne vermelha ou excesso de fibras. Proibida a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas ilícitas.
No dia do exame:
- Jejum absoluto de 8h para sólidos e líquidos quando o exame for realizado com sedação.
- A presença de acompanhante também é obrigatória nos casos em que há sedação do paciente.
Como é feito o exame retossigmoidoscopia
A retossigmoidoscopia pode ser feita com ou sem sedação a depender da preferência do paciente e de indicação médica.
Nos casos em que há sedação, depois de sedar o paciente o médico insere, via retal, uma sonda flexível com uma microcâmera. Durante a retossigmoidoscopia o médico analisa as imagens em tempo real e pode observar quaisquer anormalidades na área.
Além disso, pode realizar, se necessário, outros procedimentos como biópsias, remoção de pólipos, lesões etc. Nesses casos, o material é recolhido pelo médico e levado à análise laboratorial para um diagnóstico preciso.
A retossigmoidoscopia é um exame rápido, seguro e praticamente indolor.
Retossigmoidoscopia ou colonoscopia: qual a diferença?
Apesar de terem várias similaridades, a retossigmoidoscopia flexível se diferencia da colonoscopia porque analisa apenas o reto e a porção inferior do intestino grosso.
Já a colonoscopia analisa todo o intestino grosso e são obrigatórias tanto a sedação quanto o preparo e lavagem intestinal.
Exame de retossigmoidoscopia: riscos e cuidados
As complicações como sangramento e perfuração do cólon são extremamente raras, mas podem ocorrer durante o exame de retossigmoidoscopia.
Por ser um procedimento simples, após o exame os pacientes são liberados para retornar às suas atividades rotineiras, mas é fundamental prestar atenção a sinais de desconforto persistente.
Retossigmoidoscopia preço
Os preços da retossigmoidoscopia variam muito. Consulte-nos para obter informações específicas sobre custos e coberturas de planos de saúde.
Caso deseje tirar outras dúvidas com um médico especialista ou, ainda, marcar seu exame imediatamente, faça contato pelo site do Instituto Medicina em Foco, ou pelo telefone e WhatsApp: (11) 3289-3195.
Novidades
Cirurgia Plástica Bradesco Saúde: Dr. Leandro Gregório
Cirurgião Plástico pelo Bradesco Saúde: Tratamentos para Sua Autoestima Se você está buscando realizar cirurgia plástica Bradesco Saúde, o atendimento especializado faz toda a diferença. O Dr. Leandro Gregório, cirurgião plástico com formação pela Universidade Federal...
Dr. Gabriel Picarelli: saiba quando procurar um Fisiatra
Você quer saber quando procurar um Fisiatra? Leia nosso artigo e conheça o Neurofisiologista Dr. Gabriel Picarelli, melhor Fisiatra São Paulo.
Tratamento de úlcera venosa pela Omint em São Paulo
Não deixe que as varizes evoluam para uma condição séria! Descubra como controlar os sintomas e tratar a úlcera venosa pela Omint.