Entenda como as dores articulares podem ser um sinal de Doença de Crohn e de Retocolite Ulcerativa
As dores nas juntas são bastante incômodas. São dores articulares que podem deixar o movimento das articulações uma tarefa árdua para qualquer pessoa.. Embora muitas pessoas a associem ao envelhecimento, há inúmeras causas. Uma delas pode ser a Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
Muita gente não sabe, mas essas doenças que causam inflamações intestinais podem se manifestar de forma extraintestinal, causando as dores nas juntas. Para identificar isso com precisão é necessário marcar uma consulta com Reumatologista especialista nessa área.
No Instituto Medicina em Foco e pelo NuDii (Núcleo de Doenças Inflamatórias Intestinais), o Dr. Erivelton Lopes é o nosso Reumatologista. Neste texto, você vai entender um pouco essa relação entre as dores articulares e a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
Qual a relação entre dores nas juntas e Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?
As dores articulares podem se manifestar em até 50% dos pacientes com Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), de acordo com o Dr. Erivelton Lopes. Essas manifestações extraintestinais podem ocorrer bem antes dos sintomas locais, clássicos de ambas as condições.
Essas dores nas articulações podem confundir o paciente e os médicos num primeiro momento. Afinal, a relação entre as condições, embora seja muito comum e exista, não é algo óbvio de se diagnosticar.
Por isso, a consulta com Reumatologista especialista nesse tipo de caso é fundamental. Aqui na MEF, o Dr. Erivelton diagnostica e realiza o tratamento com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Manifestações extraintestinais nas articulações mais comuns de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
Em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) como as citadas, podem sofrer sintomas de artrite enteropática, como dor, inchaço, rigidez nas articulações periféricas (braços e pernas). Além disso, os pacientes com essas condições podem sentir outros tipos de dores articulares.
- Artrite periférica: atinge grandes articulações como os joelhos, cotovelos e tornozelos e pulsos. Geralmente está associada a períodos de atividade da inflamação intestinal. O quadro costuma ser autolimitado, sem ser destrutivo, mas pode ser recorrente,
- Dor lombar inflamatória: ela costuma melhorar com o movimento e piorar em momentos de repouso, acompanhada de rigidez matinal. Diferentemente do caso anterior, ela costuma ocorrer independentemente dos períodos de inflamação intestinal ativa.
- Entesite: inflamação das ênteses (lugar onde os ossos e os tendôes se conectam) causando dor, inchaço e hipersensibilidade localizada, geralmente nos calcanhares e sola do pé.
- Dactilite: É a inflamação de um dedo inteiro (mão ou pé). É frequentemente referida popularmente como “dedo em salsicha” devido ao inchaço difuso e uniforme do dígito afetado.
Ao sentir essas manifestações, marque uma consulta com Reumatologista. Ele pode investigar as causas e levantar suspeitas possíveis para casos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
Como realizar o diagnóstico de Retocolite Ulcerativa e outras DII em casos de dores articulares?
Quanto mais cedo realizar o diagnóstico, mais preciso será o tratamento. É necessário investigar a fundo as causas das dores nas juntas e se elas estão realmente associadas a Doenças Inflamatórias Intestinais.
Para isso, é necessário realizar uma consulta com Reumatologista, Gastroenterologista, Proctologista e demais profissionais associados para uma investigação completa.
Quais exames são necessários?
- Exames físicos: O Reumatologista pode investigar os sintomas intestinais, avaliar o padrão de dor articular inflamatória, verificar como essa dor se manifesta no paciente.
- Exames laboratoriais: exames de marcadores de inflamação intestinal ativa como Proteína C Reativa (PCR), Velocidade de Hemossedimentação (VHS) (elevados na doença ativa) e Calprotectina Fecal (altamente indicativa de inflamação na mucosa intestinal).
- Exames de imagem: Exames de Ressonância Magnética da Pelve/Sacroilíacas podem ser importantes para detectar inflamação precoce nas articulações sacroilíacas, antes de alterações visíveis no raio-x, que pode ser exigido também. Ultrassonografia articular pode ser importante para detecção de entesite e dactilite.
- Exames gastrointestinais: colonoscopia com Ileoscopia e biópsias são padrão ouro para confirmar a DII. Entero-Ressonância Magnética (Entero-RM) ou Cápsula Endoscópica podem ser solicitados, principalmente nas consultas com Reumatologista em conjunto com Gastroenterologistas.
Como tratar dores nas juntas associadas à Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)?
Assim como no diagnóstico, o tratamento deve ser conduzido não só pelo Reumatologista, mas por uma equipe multidisciplinar, envolvendo Gastroenterologistas e Proctologistas. Na MEF, você tem acesso isso tudo, ainda mais com o NuDii.
O tratamento pode envolver medicamentos como Agentes Biológicos (Anti-TNF) para tratamento simultâneo dos sintomas intestinais e dores articulares. Em outros casos pode envolver sulfassalazina e corticosteroides em crises agudas. O uso de Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINH) deve ser cauteloso devido ao risco de agravar a DII.
É bom destacar que a escolha do medicamento é determinada de acordo com a avaliação do Reumatologista e demais profissionais envolvidos. A gravidade da DII também influencia na determinação do tratamento.
Para saber com mais precisão sobre tratamentos de artrites enteropáticas, é ideal marcar uma consulta com Reumatologista. O Dr. Erivelton é especialista nesse tipo de avaliação. Entre em contato com a nossa equipe para investigar a fundo a sua condição.
Está com dores articulares? Procure o Instituto Medicina em Foco
No Instituto Medicina em Foco, junto do NuDii, você terá apoio multidisciplinar para o tratamento de artrite enteropática, isto é, dores articulares associadas a Doenças Inflamatórias Intestinais (como Crohn e Retocolite Ulcerativa). O Dr. Erivelton Lopes, nosso especialista em Reumatologia é experiente neste tipo de tratamento.
Além disso, focamos em aliar um tratamento humanizado com o que há de mais moderno na medicina. A MEF possui infra-estrutura que permite aos nossos profissionais e pacientes o melhor conforto possível, além de diagnósticos e tratamentos eficientes.
Conheça o Dr. Erivelton Lopes
O Dr. Erivelton de Azevedo Lopes é nosso Reumatologista. Ele é formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Sua atuação está centrada no tratamento de artrites, artroses, dor articular, tendinites, bursites, osteoporoses e entre outros tipos de dor.
Agende a sua consulta com Reumatologista
Se você busca um Reumatologista em São Paulo, entre em contato com a MEF e se livre das dores nas juntas.
Faça uma consulta com Reumatologista. Investigue as causas e faça um tratamento adequado para as dores articulares.
🏥 Endereço do Instituto Medicina em Foco: Rua Frei Caneca 1380, Consolação, São Paulo, CEP 01307-000.
🕗 Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21h.
📞 Telefone para ligação e WhatsApp: (11) 3289-3195 – segunda a sexta, das 9h às 18h, sábados, das 9h às 16h.
Para mais informações, siga o Instituto Medicina em Foco nas redes sociais:
- YouTube: Canal Medicina em Foco
- LinkedIn: Instituto Medicina em Foco
- Instagram: @emfoco.med.br
- TikTok: @emfoco.med.br
- Doctoralia: Instituto Medicina em Foco
Conteúdo atualizado em 2025.
Erivelton de Azevedo Lopes I Reumatologia I CRM-SP 166408 I RQE 89517
FAQ – Dúvidas frequentes sobre dores nas juntas e Doença de Crohn: saiba a relação
1. Qual a relação entre as dores nas juntas e a Doença de Crohn?
As dores nas juntas podem ocorrer na Doença de Crohn por causa da inflamação intestinal, que também afeta as articulações.
2. As dores articulares são um sintoma comum em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)?
Sim, as dores articulares são comuns em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como Crohn e RCU.
3. Quando devo procurar uma consulta com reumatologista por causa das dores nas articulações?
Procure uma consulta com reumatologista se as dores nas articulações forem frequentes, intensas ou limitarem seus movimentos.
4. A inflamação intestinal pode causar artrite nas juntas?
Sim, a inflamação intestinal pode causar artrite e inflamação nas articulações, principalmente em quem tem Doença de Crohn.
5. As dores crônicas nas articulações afetam mais a articulação da mão ou a articulação do pé em casos de Crohn?
As dores crônicas podem afetar tanto a articulação da mão quanto a articulação do pé, variando em cada caso de Crohn.
6. A Retocolite Ulcerativa (RCU) também provoca inflamação nas articulações como a Doença de Crohn?
Sim, a Retocolite Ulcerativa (RCU) também pode causar inflamação nas articulações, como ocorre na Doença de Crohn.
7. Que tipo de tratamento o reumatologista pode indicar para as dores nas juntas associadas à DII?
O reumatologista pode indicar anti-inflamatórios, imunossupressores ou fisioterapia para aliviar as dores nas juntas.
8. A intensidade das dores articulares está relacionada com a atividade da Doença de Crohn?
A intensidade das dores articulares costuma acompanhar a atividade inflamatória da Doença de Crohn.
9. Onde posso encontrar um bom reumatologista em São Paulo com experiência em DII?
Você pode marcar consulta com reumatologista em São Paulo no Instituto Medicina em Foco, referência em DII.
10. O tratamento para a inflamação intestinal melhora automaticamente as dores nas juntas?
Sim, tratar a inflamação intestinal costuma aliviar as dores nas juntas, pois reduz a inflamação nas articulações.






0 comentários