O Dr. Carlos Obregon começou a construir sua história na medicina na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Ele viveu em terras mineiras até os 23 anos, quando se formou médico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2016.
Posteriormente, com o objetivo de elevar ainda mais o seu nível de excelência como profissional, o Dr. Carlos Obregon seguiu para São Paulo, onde se especializou em Cirurgia Geral (2019) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (2022) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Sempre em busca de ampliar os horizontes no cuidado com os pacientes, o Dr. Carlos Obregon ainda foi preceptor das disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), entre os anos de 2022 e 2023.
Atualmente, ele faz complementação especializada em Colonoscopia e compõe o corpo clínico do HCFMUSP.
Mas como toda essa vasta experiência é aplicada no dia a dia para promover o cuidado dos pacientes? Mostraremos na sequência porque o Dr. Carlos Obregon é referência no tratamento de doenças do sistema digestivo.
Humanização e amplo conhecimento na cirurgia do aparelho digestivo
Versatilidade é uma característica marcante do Dr. Carlos Obregon, porque ele domina várias áreas da medicina, com o objetivo de permitir aos pacientes o acesso a um atendimento humanizado e com diagnóstico assertivo.
Ele é especialista no tratamento de doenças do esôfago, estômago, vias biliares, hérnias da parede abdominal, obesidade e cirurgia oncológica do aparelho digestivo (sobretudo câncer colorretal).
Confira mais detalhes sobre cada uma das enfermidades que podem ser tratadas pela cirurgia do aparelho digestivo e na área de coloproctologia!
- Esôfago: o esôfago é um órgão de condução. Ele faz a ligação entre a garganta e o estômago. Quando esta parte do corpo não funciona adequadamente, podem surgir doenças como refluxo e esofagite (Inflamação do Esôfago). Por vezes, outras doenças mais severas (como câncer) também podem acometer o esôfago.
- Estômago: o estômago é um dos principais órgãos do aparelho digestivo. Ele é responsável por dar início ao processo de digestão dos alimentos. Algumas doenças, no entanto, podem envolver o estômago: inflamação (gastrite), úlcera e até mesmo câncer.
- Vesícula biliar: é o órgão responsável pela liberação da bile, substância produzida pelo fígado que ajuda na digestão das gorduras. Câncer, pancreatite e cálculos (as famosas “pedras”) estão entre as doenças mais comuns desta região do organismo;
- Hérnias da parede abdominal: São condições provocadas principalmente por fraqueza de alguma região do abdômen. Entre os principais tipos estão Hérnia Inguinal, Umbilical, Ventral (Incisional), Epigástrica e de Spiegel;
- Obesidade: essa é uma doença que atinge uma parcela significativa da população em nível mundial, que resulta em problemas cardiovasculares, articulares, distúrbios metabólicos, entre outros. Seu tratamento envolve desde dieta, atividades físicas, medicamentos e – em casos selecionados – cirurgia bariátrica.
- Câncer do Aparelho Digestivo: O trato gastrointestinal pode ser acometido por vários tipos de câncer, e seu tratamento muitas vezes envolverá cirurgia. Para cada tipo de câncer há fatores de risco específicos, métodos para diagnóstico e também de tratamento.
- Câncer colorretal: Trata-se do tipo de câncer mais comum do aparelho digestivo. Acomete dezenas de milhares de pessoas no Brasil e uma das principais armas que temos para seu combate é o diagnóstico precoce (realizado por avaliação individualizada e colonoscopia). Quando detectado, seu tratamento comumente envolve cirurgia e acompanhamento oncológico específico. O Dr. Carlos Obregon é especialista no tratamento minimamente invasivo do câncer colorretal.
Como são feitos os diagnósticos das doenças do sistema digestivo?
Com o objetivo de ser o mais preciso possível para aplicação do melhor tratamento, o Dr. Carlos Obregon não abre mão de uma avaliação completa, que contemple as seguintes etapas:
- Avaliação e exame físico direcionados,
- Revisão e análise do histórico do paciente,
- Exames complementares, que podem envolver:
- Testes laboratoriais
- Exames de imagem
- Biópsias (quando indicadas)
O tratamento vai depender da complexidade e da condição de cada paciente, mas podem prever uso de medicamentos, cirurgias, modificação na dieta e estilo de vida, entre outras ações.
Coloproctologia para promoção do bem-estar!
O Dr. Carlos Obregon é uma referência em Coloproctologia, especialidade que tem o objetivo de estudar, diagnosticar e propor tratamentos de doenças que afetam o intestino grosso, o reto e o ânus.
Dentre as principais condições tratadas, destacamos:
- Hemorroidas;
- Fissuras anais;
- Câncer colorretal;
- Doença inflamatória intestinal;
- Síndrome do intestino irritável;
- Incontinência fecal;
- Doença diverticular.
Para extrair um diagnóstico assertivo e propor a solução mais eficaz, o Dr. Carlos Obregon avalia cada caso de maneira personalizada, buscando sempre entender quais são as principais dores do paciente, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas e seguras durante o atendimento.
Se você procura ou conhece alguém que está em busca de um médico com sólida expertise de doenças do sistema digestivo, o Dr. Carlos Obregon é o profissional certo para elevar o seu bem-estar e qualidade de vida. Agende sua consulta!
0 comentários